Programa Como Tratar Hemorroidas

Como Tratar Hemorroidas? Se você chegou até aqui, isso pode ter acontecido por dois motivos, ou você sofre com dores, incômodos e inchaços horríveis causados pelas hemorroidas, ou conhece alguém muito próximo que está passando por isso e deseja ajudar esta pessoa a se livrar de vez desse mal, fique comigo até o final deste texto e eu vou te revelar alguns passos importantes para o seu tratamento rápido.

Como Tratar Hemorroidas Ebook
Programa Como Tratar Hemorroidas Funciona? Leia mais

Hemorroida é uma espécie de dilatação nas veias chamadas hemorroidais, que estão localizadas na parte final do intestino e na região anal. Dependendo da gravidade do problema, elas podem provocar apenas um pequeno desconforto, ou até mesmo dores intensas, que impedem a pessoa de andar e de sentar-se confortavelmente.

Por ser um problema de saúde um tanto constrangedor e cercado de mitos, quem sofre de hemorroidas acaba enfrentando sozinho a situação, sem ter com quem falar e com receio de procurar um médico para iniciar um tratamento.

COMO TRATAR HEMORROIDAS

Médico Especialista em Hemorroida

Neste artigo, vamos indicar alguns dos tratamentos naturais que explicamos de forma mais detalhada no Programa Como Tratar Hemorroidas, que podem ser realizados em casa, para aliviar os sintomas.

Além disso, vamos indicar algumas mudanças que você pode fazer no seu cotidiano, para prevenir as hemorroidas ou então eliminar esse problema da sua vida.

  1. Quais são os tipos de Hemorroidas
  2. Quais as causas das Hemorroidas
  3. Quais os sintomas das Hemorroidas
  4. Tratamentos naturais para Hemorroidas
  5. Hemorroidas tem cura?

Quais são os tipos de hemorroidas

As hemorroidas podem ser internas ou externas, dependendo da região onde se formam, e podem ou não ficar inflamadas, de acordo com os cuidados que a região afetada recebe.

hemorroidas internas e externas

Hemorroidas internas

São as que se localizam abaixo da mucosa interna de revestimento do ânus e no final do intestino reto.

Hemorroidas Externas

São veias que estão por fora do ânus e se tornam dilatadas. Em ambos os casos, elas se formam devido ao excesso de pressão que o ânus recebe.

Quando o fino revestimento que envolve a hemorroida é machucado, principalmente por tentativas de evacuar fezes duras, ela pode evoluir para um quadro de inflamação, em que a região torna-se inchada, causando espasmos musculares e uma dor intensa.

Quais as causas das hemorroidas

Os fatores que provocam o surgimento das hemorroidas ainda não foram totalmente comprovados, e por este motivo, muitos mitos se formaram a respeito das causas desta doença.

Mas algo que não podemos negar é que o esforço para defecar causa uma pressão muito forte sobre a região anal, favorecendo a dilatação das veias ali localizadas e também pequenas lesões no tecido de sustentação.

Alguns profissionais de saúde afirmam que a alimentação inadequada não é uma das causas das hemorroidas, mas como defendemos no Programa Como Tratar Hemorroidas, os alimentos que ingerimos influenciam diretamente na saúde do sistema gastrointestinal, e a base de um tratamento definitivo para hemorroidas deve ser a mudança dos hábitos alimentares.

O excesso de peso também é um fator de risco para se desenvolver hemorroidas. Uma pessoa com sobrepeso provoca mais pressão sobre a região anal durante a evacuação. Além disso, pessoas que estão acima do peso são mais propensas a desenvolverem doenças cardiovasculares, outra possível causa para hemorroidas.

Quais os sintomas das hemorroidas

Um sintoma muito comum das hemorroidas é dor na região anal, ao se sentar ou caminhar, mas é durante a evacuação que elas causam mais dor. Além da dor, algumas pessoas relatam a sensação de urgência para evacuar, mesmo depois de ter esvaziado o intestino.

Outro sintoma característico é a coceira anal em hemorroidas inflamadas. Isso acontece porque as veias dilatadas podem secretar muco, que irrita a pele em volta do ânus, causando coceira. Ao coçar a pele, esta também pode inflamar.

As veias dilatadas podem formar pequenos caroços rígidos e muito doloridos, chamados de hemorroidas trombosadas, que podem aparecer dentro ou fora do ânus, provocando também o inchaço da região, que fica muito sensível.

O sangramento também é um dos sintomas de hemorroidas. Mas é importante prestar mais atenção a este sintoma. Se alguns dias de tratamento não amenizarem o problema, procure um médico rapidamente para investigar a possibilidade de outra doença, como o câncer no intestino que, igualmente, causa hemorragias.

Tratamentos naturais para hemorroidas

Agora, vamos compartilhar com você, algumas dicas sobre os cuidados necessários com a região afetada pelas hemorroidas, remédios caseiros e plantas medicinais, além da alimentação adequada e modificações no estilo de vida que contribuem para aliviar os sintomas ou até mesmo eliminar este problema da sua vida.

Cuidados para melhorar das hemorroidas

Sente-se corretamente para evacuar

A posição adequada para a evacuação é aquela em que as pernas fazem um ângulo de 45 graus. Para isto, basta apoiar os pés em um banquinho ou em um balde pequeno. Desta forma, o intestino fica totalmente relaxado para eliminar as fezes com facilidade.

Evite atrito na região irritada

Ao invés de usar papel higiênico áspero ou produtos que contenham fragrâncias e corantes, pode ser mais confortável realizar a higiene após a evacuação com algodão, banho de assento ou meio banho.

Use roupas confortáveis

Roupas sintéticas não deixam o seu corpo transpirar, provocam coceira e grudam na pele úmida. Calcinhas tipo fio dental também não são recomendadas, pois podem machucar as hemorroidas. O indicado é usar calças e roupas íntimas confortáveis, confeccionadas em algodão, que não apertam o quadril, absorvem a umidade do suor e permitem que o ar flua livremente pelo tecido.

Cuide da saúde vascular

Quando a parede dos vasos sanguíneos é sadia, ela consegue aguentar uma pressão maior. Um bom exemplo são as artérias que recebem o sangue bombeado pelo coração: elas precisam ter uma boa elasticidade para aguentar a pressão sanguínea, e quando isso não acontece, a pessoa passa a sofrer de hipertensão arterial.

A pressão exercida pelo bolo fecal ao passar pelo ânus não provocará nenhum dano, se os vasos sanguíneos presentes nesta região estiverem com a sua parede íntegra e com boa elasticidade.

Remédios caseiros para hemorroida inflamada

Beber muita água

Manter o seu corpo hidratado é um dos principais remédios para tratar hemorroidas, pois é um dos fatores que interferem na consistência das fezes e na facilidade da sua eliminação.

Argila verde

Possui efeitos antissépticos e antimicrobianos devido à sua estrutura molecular, que lhe confere grande poder de absorção para extrair substâncias nocivas ao organismo.

Cassis (groselha-negra)

Esta frutinha é um remédio natural para melhorar a circulação, diminuindo a fragilidade dos vasos capilares. Por este motivo, é recomendada em caso de hemorroidas.

Psyllium

Além de outros benefícios para a saúde, estas sementes produzem uma mucilagem quando entram em contato com a água, que torna o bolo fecal mais macio, deixando a evacuação mais fácil.

Linhaça

Além dos inúmeros benefícios que os seus nutrientes promovem no organismo, ela é rica em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a manter a consistência suave do bolo fecal, facilitando a sua eliminação.

Mirtilos

Essas frutinhas restauram a circulação sanguínea, portanto, elas são indicadas nos casos de hemorroidas que surgiram devido a problemas vasculares.

Alho

Com propriedades anti-inflamatórias, o alho é um remédio muito importante para as hemorroidas, ajudando a aliviar a dor e o inchaço da região afetada, além de favorecer a melhora na circulação sanguínea.

Plantas que ajudam no tratamento das hemorroidas

Hamamélis

Com propriedades adstringentes e calmantes, ela pode aliviar o inchaço e a irritação.

Cipreste

Rico em polifenóis e flavonoides, substâncias com efeito anti-inflamatório e vasoconstritor, sendo utilizado no tratamento de hemorroidas e varizes.

Cavalinha

Contém uma grande concentração de ácido péctico e ácido gálico que lhe conferem propriedades anti-hemorrágicas. Além disso, é um ótimo adstringente, ajudando na contração e na cicatrização dos tecidos corporais.

Folhas de amora

Além dos inúmeros benefícios que oferecem para a saúde, as folhas de amora ajudam a regular o intestino, combatendo a principal causa das hemorroidas.

Calêndula

Planta medicinal utilizada em diversos tipos de ferimentos, com propriedades calmante, antisséptica, antibacteriana, desinfetante, cicatrizante e anti-inflamatória.

No Programa Como Tratar Hemorroidas, explicamos mais detalhadamente como essas plantas devem ser utilizadas, pois a dose e a forma de preparo são fundamentais para que elas produzam um efeito satisfatório.

Óleos essenciais que aliviam os Sintomas das Hemorroidas

Óleos essenciais são muito usados na aromaterapia, mas os seus benefícios vão além das propriedades aromáticas. Muitos dos óleos essenciais possuem ação anti-inflamatória e calmante, diminuindo a irritação da pele e reduzindo a dor e o inchaço.

Os mais utilizados no Tratamento das Hemorroidas são:

  • Gerânio
  • Semente de Sésamo
  • Lavanda
  • Camomila
  • Prímula
  • Bergamota

Essas são as melhores opções indicadas para uso externo, mas você também pode aproveitar os benefícios do óleo de coco, que também pode ser ingerido, para regular o metabolismo e o intestino.

Remédios de venda livre para Tratar Hemorroidas

Pomadas para assaduras

Assim como os cremes contendo corticosteroides ou lidocaína, podem ajudar a aliviar a dor, a coceira e o inchaço.

Cremes de Aloe Vera

São ótimos para aliviar a dor e a coceira causadas pelas hemorroidas. Se você possui a planta, que também é chamada de babosa, cortar suas folhas e passar o gel na área afetada também proporciona um grande alívio.

Emolientes das fezes

São laxantes que promovem a entrada de mais água no intestino para compor as fezes, ou formam uma camada lubrificante em torno do bolo fecal, como é o caso do óleo mineral.

É importante lembrar que estes recursos devem ser usados por pouco tempo, apenas para aliviar o desconforto para evacuar quando a constipação é muito intensa, pois o uso contínuo dessas substâncias pode provocar a dependência do sistema gastrointestinal, somente sendo possível evacuar após tomar um laxante.

O ideal é modificar a sua alimentação, ingerindo uma maior quantidade de fibras e líquidos para que, naturalmente, seja possível voltar a evacuar confortavelmente, sem a necessidade de laxantes.

Banhos de assento para hemorroida

Os banhos de assento são uma forma muito útil para aliviar a dor e o desconforto provocado pelas hemorroidas. Pode ser feito na banheira, no bidê ou então numa bacia, em que a água possa cobrir uma boa parte do seu ventre, quando sentado dentro dela.

Para o banho de assento, a água deve estar morna, que é uma temperatura agradável e calmante. Não adicione nenhum tipo de sabão ou sais de banho, pois as substâncias neles contidas podem irritar ainda mais a região onde estão as hemorroidas.

Só a água morna já proporciona alívio, mas utilizar alguns tipos de chás para fazer o banho de assento pode aliviar a dor mais rapidamente, ou até mesmo promover um efeito anti-inflamatório que diminui o inchaço e a irritação no local.

No Programa Como Tratar Hemorroidas, abordamos diversas receitas de chás para banhos de assento, que combinam plantas e óleos essenciais para proporcionar o alívio imediato dos sintomas.

Atitudes que auxiliam o tratamento das hemorroidas

Não importa se você já precisa tratar as hemorroidas, ou apenas deseja prevenir o seu aparecimento: manter um estilo de vida saudável e tratar bem o seu corpo, afasta de você a possibilidade de ter hemorroidas e proporciona mais qualidade à sua vida. Veja a seguir algumas recomendações:

Não adie o momento de ir ao banheiro

Durante a correria do dia-a-dia, pode ser que a vontade de defecar aconteça em um horário em que não podemos atendê-la. Mas adiar esse momento faz com que as fezes retornem ao intestino, onde sofrerão reabsorção de água, tornando-se mais endurecidas.

Assim, será necessário fazer mais força quando você sentir novamente a vontade de evacuar.

Não fique muito tempo sentado no vaso sanitário

Isso provoca muita pressão sobre o ânus e pode prejudicar o tecido dessa região. Se estiver constipado e não conseguir evacuar durante 10 minutos, limpe-se, saia do banheiro, beba um pouco de água e caminhe um pouco, até sentir que pode tentar novamente.

Pratique atividades físicas

Pode parecer clichê, mas uma rotina de exercícios físicos ajuda a prevenir e tratar hemorroidas. Além de promover a saúde dos vasos sanguíneos, exercitar-se também estimula os movimentos do intestino, que empurram o bolo fecal para a sua eliminação.

Mas afinal de contas, hemorroidas tem cura?

A possibilidade de cura para hemorroidas é muito grande. Dependendo do estágio em que o problema se encontra, é possível a eliminação completa, até mesmo sem cirurgia, ou seja, apenas com a mudança de hábitos.

E o Programa Como tratar hemorroidas trata exatamente disso: todos os passos que você precisa seguir para combater a raiz do problema, e nunca mais se preocupar com as dores e os incômodos. Clique aqui para saber como os remédios naturais podem eliminar as hemorroidas da sua vida de uma vez por todas.